Atividade gratuita ocorrerá de forma online entre os dias 28 de fevereiro e 30 de outubro de 2024

Estão abertas as inscrições para o curso ‘Serviço Social e Seguridade Social Ampliada’, uma oportunidade imperdível para assistentes sociais, bacharéis e estudantes de Serviço Social interessadas em aprofundar seus conhecimentos e contribuir para uma visão mais abrangente do conceito da Seguridade Social, considerando as bandeiras de luta do Serviço Social brasileiro e a agenda 2023/2026 do Conjunto CFESS-CRESS. O curso ocorrerá entre os dias 28 de fevereiro e 30 de outubro de 2024.

Com uma carga horária total de 32 horas, o curso, organizado pela Coordenação de Interiorização em parceria com as Comissões de Assistência Social, Comunicação e Cultura, Direito à Cidade, Direitos Humanos, Educação, Previdência Social, Saúde e NUCRESS, será ministrado em 8 aulas, combinando atividades síncronas e assíncronas para facilitar a participação de profissionais de todas as regiões do estado. 

As aulas ocorrerão na modalidade remota, para que tenhamos a participação de profissionais de todo o estado (e conforme levantamento realizado junto às profissionais de regiões de abrangência dos NUCRESS). A plataforma utilizada será a Microsoft TEAMS. Para receber o certificado, será necessário que as pessoas inscritas participem de, pelo menos, 6 das 8 aulas ofertadas.

Para se inscrever e obter mais informações, clique aqui

Confira a programação completa

Aula 1: 28/02/2024

Tema: Seguridade Social ampliada e Serviço Social 

Ministrantes:   

Ana Paula Cardoso – Assistente Social do HFSE e da SMAS/RJ. Mestre em Serviço Social e Desenvolvimento Regional – UFF/Niterói . Especialização em Assistência Social e Social e Direitos Humanos – PUC/RJ.   

Ivanete Boschetti – Assistente Social. Mestre em Política Social. Doutora em Sociologia. Docente Titular da ESS/UFRJ 

Mediação (NUCRESS Construção em Movimento)  

Desiane de Oliveira Rosa Lamonica –  Assistente Social do CRAS Barra – Prefeitura Municipal de Macaé. Assistente Social do Hospital São José – FMS – Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes. Doutora em Sociologia Política.     

 Mediação (NUCRESS Integração e Liberdade) 

 Letícia de Souza Silva : Assistente Social no Cadastro Único de Itaperuna. Especialista em Gestão de Políticas Sociais para Família, Infância e Juventude

 Aula 2: 20/03/2024 

Tema: Serviço Social e Educação 

 Ministrantes: 

Aline Miranda Cardoso – Assistente Social do IFRJ. Doutora em Serviço Social pela UFRJ. Integrante do NUMAR, do Fórum de Assistentes Sociais do IFRJ e do Fórum de Assistentes Sociais Trabalhadores da Assistência Estudantil do Rio de Janeiro.  

Paulo Santos Freitas Júnior – Assistente Social da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Campos dos Goytacazes (SEMECT – Campos). Mestre em Políticas Sociais pela UENF. 

Mediação (NUCRESS Integração e Liberdade)       

Stella Aparecida de Oliveira Rezende – Assistente Social. Coordenadora do CRAS Castelo (Horto Florestal/Itaperuna). Pós-Graduada em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Venda Nova do Imigrante ES. Pós-Graduanda em Educação e Direitos Humanos pelo Instituto Federal Fluminense- Campus Itaperuna-RJ. 

Aula 3: 24/04/2024 

Tema: Serviço Social, Arte e Cultura  

Ministrantes:  

Rafaela Ribeiro – Assistente Social. Conselheira do CRESS-RJ. Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da Unirio. 

 Paula Kropf – Assistente Social. Professora da ESS/UFF Niterói.  

 Mediação (NUCRESS Baixada: Organização e Luta) 

Roberta Logobuco – Assistente Social da Superintendência de Políticas para Mulheres de Nova Iguaçu. Vice-presidente do Conselho Municipal de direitos da mulher de Nova Iguaçu.  Especialista em Assistência Social e Direitos Humanos pela PUC-RJ, Mestranda em Serviço Social pela UFRJ. 

 Mediação (NUCRESS Arcoverde)  

 Patrícia Ribeiro – Assistente Social, Especialista em gestão de Políticas Públicas de Assistência social e saúde. Gestora de uma das unidades URS na SMAS RJ Membro da Comissão local da 10aCAS e articuladora no NUCRESS Arcoverde 

 Aula 4: 26/06/2024 

Tema: Serviço Social e Assistência Social 

Ministrantes: 

 Elizabeth Oliveira – Assistente Social graduada pela UFRJ, mestra em Educação pela UFF, trabalhadora do SUAS na Proteção Social Especial da SMAS do Rio de Janeiro, base das comissões de Direitos Humanos e Assistência Social do CRESS/RJ.  

 Luciane Amaral – Assistente Social, especialista em Assistência Social e Direitos Humanos e Mestra em Serviço Social pela PUC-Rio, trabalhadora do SUAS na Proteção Social Especial da SMAS do Rio de Janeiro e base da Comissão de Assistência Social do CRESS/RJ. Presidenta do CRESS RJ (Gestão 2020/2023)

Mediação (NUCRESS Luta em Ascensão) 

Camila Batista Pereira – Assistente Social. Técnica do SUAS, atuando em CRAS no município de Miguel Pereira.  

Mediação (NUCRESS Josy Ramos) 

Lilian Angélica Silva de Souza – Assistente Social. Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da UFRJ. Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana. 

Aula 5: 31/07/2024  

Tema: Serviço Social e Saúde  

 Ministrante:  

Leandro Rocha da Silva – Assistente Social no Ministério da Saúde. Membro da Comissão Técnica de Saúde da População Negra do HFB. Mestre em História das Ciências. Especialista em Gestão de Emergências do SUS. 

Mediação (NUCRESS Serra em Movimento)  

Stela Dutra Fialho Chagas – Assistente Social na Prefeitura Municipal de São Sebastião do Alto e na Prefeitura Municipal de Santa Maria Madalena. Pós graduada em Gestão Pública com ênfase em Assistência Social e Saúde. 

 Aula 6: 28/08/2024 

Tema: Serviço Social e Previdência Social 

Ministrantes:  

Marinete Cordeiro Moreira – Assistente Social aposentada do INSS. Doutoranda na UERJ Integrou a gestão do CRESS RJ 2002/2005 e AS gestões do CFESS – 2008/2011 e 2011/2014. 

Marco Antonio Pedro Vieira – Assistente Social do INSS. Mestre em Serviço Social pela UERJ. Coordenador da Seccional Norte Fluminense na gestão 2020/2023.  

Mediação (NUCRESS Maria Conga e Andorinhas) 

Rosane Fratane de Oliveira – Assistente Social. Mestranda em Serviço Social pela UERJ, base NUCRESS Maria Conga e Andorinha e membro da Comissão de Instrução de Processos Éticos no CRESSRJ.  

 Mediação (NUCRESS Construção em Movimento)     

Juliana Marcia Santos Silva – Assistente social da eMulti na Prefeitura Municipal de Macaé atuando nas ESFs Horto, Botafogo e Morro de São Jorge. Doutoranda em Serviço Social na PUC Rio, Mestra pela UFBA. Pesquisadora do CIGE/NEIM, do GPAAR e do GT Mulheres Cientistas e Maternidades Plurais – GTMCMP. 

Aula 7: 25/09/2024 

Tema: Serviço Social e Questão Urbana 

Ministrantes: 

Adriana Soares Dutra – Assistente Social. Professora do Departamento de Serviço Social da UFF Campos; Conselheira do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e Líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioambientais (NESA/UFF)  

 Valéria Pereira Bastos - Assistente Social. Professora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio; Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da PUC-RIO e Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos Socioambientais e Urbanos (GRIPES) 

Mediação (NUCRESS Costa Verde): 

Adriana Reis Soares – Assistente Social formada na UERJ e pós-graduada em assistência social e Direitos Humanos pela PUC-RJ. Funcionária da Prefeitura de Angra dos Reis com experiência no CRAS e atualmente prestando assessoria ao Conselho Tutelar do município. 

Mediação (NUCRESS Esterlina Ramos)

Andréa Teixeira de Freitas – Assistente Social. Trabalhadora do Terceiro Setor – Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO). Pós-graduada em Atendimento à Criança e ao Adolescente vítima de violência doméstica (PUC-RIO); Instrumentalidade e Técnicas Operativas em Serviço Social (PUC-MG). Serviço Social e trabalho com famílias (UNISUAM-RIO). 

 Aula 8: 30/10/2024 

Tema: Serviço Social e Segurança Alimentar e Nutricional 

Ministrante: 

Samyra Cruz – Assistente Social da UFRJ em colaboração técnica com IFCE. Doutoranda em serviço social pela ESS/ UFRJ. 

Mediação (NUCRESS Centro Sul) 

Alyne Carvalho Vieira – Assistente Social na Prefeitura Municipal de Três Rios. Pós-graduada em Gestão em Serviço Social e em Gestão de Projetos Sociais.       

Mediação (NUCRESS Ética, Luta e Direitos): 

Renato Gonçalves dos Santos – Assistente Social da Prefeitura de Campos no Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes. Articulador Social do Centro Juvenil Salesiano no SCFV na Comunidade da Margem da Linha.      

O quê? Curso ‘Serviço Social e Seguridade Social Ampliada’

Quando? Entre os dias 28 de fevereiro e 30 de outubro de 2024.

Onde? Na plataforma virtual Microsoft TEAMS. Inscreva-se aqui