Documento apresenta propostas e projetos deliberados pela categoria para o triênio 2023-2026

Quer saber o que a categoria e o Conjunto CFESS-CRESS definiram como ações e projetos prioritários para o triênio 2023-2026? Então você precisa conhecer o Relatório Final do 50º Encontro Nacional CFESS-CRESS, que já está disponível no site. O evento ocorreu em Brasília (DF), de 7 a 10 de setembro de 2023.

Clique aqui e acesse o relatório

No documento, é possível conhecer a síntese do que foi debatido, deliberado no evento, as propostas divididas em temas em cada eixo temático (comunicação, formação profissional e relações internacionais, orientação e fiscalização profissional, ética e direitos humanos, seguridade social e administrativo-financeiro). Tudo aprovado coletivamente pela própria categoria, já que o evento reúne assistentes sociais da base e das gestões dos conselhos, além de trabalhadoras e trabalhadores do CFESS e dos CRESS. O evento contou com a participação de 398 pessoas, sendo 257 delegadas(os) e 132 convidadas(os) e/ou observadoras(es).

Relembre como foi o evento

O relatório conta ainda com as moções, além da Carta de Brasília, que destacou o marco comemorativo dos 30 anos do Código de Ética do(a) Assistente Social, reafirmando a defesa intransigente dos princípios éticos e da direção política construída pelo Serviço Social brasileiro diante das lutas da classe trabalhadora. A carta ainda sintetizou a atual conjuntura e, mesmo em um cenário de avanço do conservadorismo reacionário, “o documento reafirmou que o Serviço Social segue em sua trajetória de autonomia das entidades profissionais e com a coerência das bandeiras de luta desta profissão”, conforme diz trecho da apresentação do relatório.

O documento registra todas as deliberações que devem ser cumpridas até maio de 2026, como os 3 seminários nacionais: “Serviço Social, Feminismos e Diversidade Trans”, antecedendo o 51º Encontro Nacional CFESS-CRESS em Minas Gerais (2024), “Serviço Social e a Luta Anticapacitista”, em Pernambuco (2025) e “7ª Seminário Nacional de Comunicação CFESS-CRESS”, antecedendo o 52º Encontro Nacional em Mato Grosso do Sul (2025), o fortalecimento das entidades na defesa, orientação e fiscalização da profissão; as ações estratégicas em defesa da implementação da Lei 13.935/2019 – lei da educação; a luta pelo piso salarial de assistentes sociais; a escolha do tema para o Dia do/a Assistente Social 2024; a criação de comitês regionais e nacional antirracistas e anticapacitistas; entre outras ações.

Clique aqui e veja a live de abertura do 50º Encontro Nacional

*Via Conselho Federal de Serviço Social – CFESS