Reunindo de forma virtual cerca de 159 participantes, entre conselheiras e conselheiros dos CRESS além de agentes fiscais e assistentes sociais da base das regiões, foi realizado, entre os dias 25 e 26 de setembro, o 13º Seminário Nacional de Capacitação das Comissões de Orientação e Fiscalização Profissional (Cofis) do Conjunto CFESS-CRESS.

As conselheiras do CRESS/RJ Ana Paula Procópio, Marcella Azevedo e Renata Freitas, assim como o membro da Seccional Norte Fluminense Marco Vieira e as/os agentes fiscais Elias Azevedo, Marenilse Saturnino, Maria de Fátima Valentim e Rhossane Pereira marcaram presença na atividade.

A primeira mesa-redonda virtual do seminário, “ A Política Nacional de Fiscalização e os Desafios da orientação e fiscalização no contexto da pandemia”, teve os debates conduzidos pela presidente do CFESS Elizabeth Borges e pela agente fiscal da Seccional Norte Fluminense (Rio de Janeiro), Maria de Fátima Valentim.

Os debates transcorreram sobre a importância do trabalho de assistentes sociais no contexto da pandemia, e o atendimento à população e acesso a direitos.

Alguns participantes sublinharam a importância da defesa das condições éticas e técnicas de trabalho da categoria, bem como o desafio de realizar a função normativa dos Conselhos, que é a fiscalização profissional, em meio à pandemia.

Foram dois dias de discussões bastante proveitosas, que seguramente irão ajudar a nortear a atuação das COFIs, sobretudo, neste momento particular de pandemia da covid-19.

Leia também: Seminário virtual debate os desafios da orientação e fiscalização no contexto da pandemia

Acesse a publicação “Instrumentos para a fiscalização do exercício profissional do/a assistente social”