Nos últimos dias 02, 03 e 04 de outubro o CRESS RJ participou da Plenária Nacional Virtual do Conjunto CFESS/CRESS, sendo esta mais uma etapa para a construção do Planejamento para o próximo triênio.

Devido à pandemia do novo coronavírus e conforme regulamentado por meio da Resolução do CFESS n° 949/2020, a plenária foi realizada de forma virtual. A atividade reuniu cerca de 300 participantes, entre representações do Conselho Federal, dos Conselhos Regionais, da ABEPSS, da ENESSO, de trabalhadoras/es do Conjunto CFESS-CRESS e assistentes sociais de base das regiões.

A abertura da Plenária Nacional Virtual consistiu em um debate aberto a toda categoria na manhã da sexta-feira (2): “Novas tecnologias de comunicação e informação (Tic) para a velha exploração do trabalho!”. O debate virtual, mediado pela presidenta do CFESS Beth Borges, contou com a participação da assistente social e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF/Rio das Ostras), Cristina Brites e da assistente social e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ivanete Boschetti.

O registro da atividade está disponível na íntegra no canal do CFESS no Youtube.

Na parte da tarde, teve início a mesa “Perspectiva política do planejamento do Conjunto CFESS-CRESS e a metodologia da Plenária 2020”. A atividade teve o objetivo de apresentar as defesas éticos-políticas do Serviço Social brasileiro com o intuito de embasar os debates das propostas para o triênio e explicar as regras que orientaram a organização do evento.

A metodologia proposta pelo Conjunto CFESS-CRESS para o planejamento das ações trienais inclui etapas consultiva e participativa junto à categoria profissional de modo amplo e a realização de uma consulta pública a assistentes sociais de todo país.

Segundo avaliação da diretoria do CRESS/RJ, essa metodologia nos oferece, hoje, um panorama de desafios a serem enfrentados por meio de uma agenda que ainda está em construção. Entretanto, mesmo em um contexto que a individualização aprofundada pela pandemia pudesse colocar em risco a resistência coletiva, as etapas propostas foram garantidas em todas as instâncias.

Parafraseando o CRESS SP, “a resistência, a luta, o Serviço Social não cabem numa hashtag! A luta principal é para mantermos a nossa existência”.

A despeito de todas as dificuldades enfrentadas neste momento de crise sanitária mundial, com o agravamento das questões sociais e tantas perdas, pudemos articular com a internet a participação de assistentes sociais que nunca tinham adentrado nas estruturas dos Conselhos. O que está refletido nas propostas para o próximo triênio.

“Precisamos conquistar mentes e corações. Aprofundar e repensar um debate permanente com a categoria que participou de forma ativa também nas reuniões consultivas que antecederam a Plenária Nacional”, destacou a conselheira do CRESS/RJ, Renata Freitas.

Combate ao Racismo em pauta nos Eixos Temáticos

Durante todo o dia de sábado (3), ocorreram os debates nos eixos temáticos (orientação e fiscalização profissional, administrativo-financeiro, ética e direitos humanos, comunicação, seguridade social, formação profissional e relações internacionais).

Durante as discussões, a delegação do CRESS/RJ marcou como fundamental o destaque da luta contra o racismo, sobretudo, nos Eixos de Orientação e Fiscalização e de Comunicação. Isso porque está cada vez mais evidente a necessidade da articulação da pesquisa, estudo e teoria acerca da temática, ao exercício profissional.

Ainda, conforme defendido pela a delegação do CRESS/RJ, a conjuntura contemporânea coloca o tema em relevância, sobretudo, no Eixo da Comunicação. Afinal, em um contexto de pandemia e distanciamento social, sem esse eixo bem coeso e definido, os outros não ganham a visibilidade que necessitam.

“Urge pensar em uma comunicação com a categoria e a sociedade que seja estratégica, abrangente e comprometida em não reproduzir as opressões históricas deste país. O acesso às novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) e à internet está longe de promover o direito à comunicação a todas a pessoas. E nem sempre a eclosão de pautas no ambiente digital representa a participação efetiva da sociedade nos debates da opinião pública. É preciso refletir sobre estratégias e táticas”, destacou a delegação do CRESS/RJ.

No domingo (4), último dia da Plenária Nacional, ocorreu a leitura e aprovação das propostas dos eixos e definidos os eventos que ocorrerão em 2021 e 2022. A tradicional leitura da Carta da Plenária, com a síntese política da conjuntura e o direcionamento das ações deliberadas, marcou a finalização do evento.

Confira aqui o documento

O relatório completo da Plenária Nacional do Conjunto CFESS-CRESS será disponível em breve.

Sigamos resistindo afetuosamente!

Gestão “Quem Cede a vez não quer vitória” (Triênio 2020-2023)
Seccional Norte Fluminense “Vamos Precisar de Todo Mundo
Seccional Sul Fluminense “Na Luta a Gente se Encontra”