A publicação está disponível no site do CRESS e já foi enviada às profissionais via correios!

No PRAXIS 109, a matéria de capa remete aos 60 anos do CRESS Rio de Janeiro e sua luta em defesa da ética profissional e da qualidade dos serviços prestados à população. Além de historiar a trajetória do Conselho, o texto conta com depoimentos das assistentes sociais Conceição Muniz (a profissional com registro número 5), Hilda Correa, duas vezes presidenta do CRESS e Márcia Nogueira, atual presidenta, falando sobre os caminhos que as levaram ao Serviço Social.

Também na revista, matérias contando as histórias das seccionais Norte e Sul fluminense, e uma contando a história da COFI, desde suas primeiras ações até os dias de hoje. Na edição há, ainda, uma matéria especial sobre o 50º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS e as cartas de navegação para o próximo triênio.

Informações sobre anuidade 2024 e as condições de pagamento e uma entrevista exclusiva com Márcia Nogueira e Renata Freitas sobre metas para o triênio 2023-2026 do CRESS Rio estão na edição 109. Boa leitura!

Confira aqui o PRAXIS 109

No dia 15 de maio de 2023, na capela Ecumênica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tomaram posse as novas gestões da sede e das seccionais do CRESS/RJ, para o triênio 2023-2026, após um processo eleitoral que garantiu, democraticamente, expressiva participação das assistentes sociais do território. 

As gestões “A Liberdade é uma Luta Constante” (sede), “Vamos de Mãos Dadas” (Seccional Norte Fluminense) e “Reconstruir e Esperançar: sonhos semeando o mundo real” (Seccional Sul Fluminense) reiteraram, ainda em campanha, o compromisso de continuar o trabalho realizado pelo grupo anterior, mantendo as boas práticas e conhecimentos acumulados, e avançando na perspectiva dos novos tempos e prioridades. 

As atuais presidenta e vice-presidenta do CRESS/RJ, Marcia Nogueira e Renata Freitas, em entrevista nas páginas 12 e 13, reforçam que para garantir êxito na gestão da entidade e no avanço da defesa das pautas políticas, que fazem parte das Bandeiras de Luta do Serviço Social, é preciso investir no planejamento estratégico da instituição: planejar, executar e avaliar. 

A atual gestão é majoritariamente feminina, assim como a profissão, composta de mulheres negras, LGBTQIA+, com deficiência, mães e responsáveis por múltiplas frentes de trabalho, seja nos seus espaços sócio-ocupacionais, na vida pessoal e doméstica e/ou no ativismo político. Traz a diversidade, as potências e os desafios da maior parte da população brasileira, alvo central dos desmontes de políticas públicas, da precarização e desvalorização do trabalho. É importante ressaltar que para assumir a gestão não há liberação dos espaços de trabalho e nenhum tipo de remuneração, tampouco são isentas do pagamento das anuidades, única fonte de arrecadação do Conselho. 

Durante a 2ª Assembleia Geral Ordinária de 2023, realizada na nova sede administrativa do CRESSRJ, em 6 de outubro, as conselheiras da entidade conduziram debates abrangentes, com a descrição das ações conduzidas pela gestão e do planejamento do Regional para o triênio e, entre os diversos pontos abordados, destacou-se a discussão acerca do valor da anuidade para o ano de 2024, que vocês podem conferir na íntegra na página 3.  

Temas como a defesa da democracia, o neoconservadorismo, a precarização do trabalho, o racismo, o machismo, a LGBTQIA+fobia e as políticas de acessibilidade foram destaques nos encontros Nacional e Descentralizado Sudeste de 2023. O CRESSRJ esteve presente com uma delegação robusta, entre conselheiras/os, membras/os de seccionais, assistentes sociais de base – devidamente eleitas/os e referendadas/os em Assembleia Geral Ordinária, observadoras/es e convidadas/os. 

Dentro do Planejamento de 2024 da entidade temos como prioridades a garantia de acessibilidade e a estruturação dos novos Comitês antirracista, anticapacitista e antilgbtifobia, além do foco no aprimoramento da gestão do trabalho, investimentos que irão exigir a aquisição de materiais, consultorias e ferramentas. Deste modo, seguimos honrando nosso compromisso enquanto gestoras/es públicas/os e criando novas estratégias de atuação para dar respostas ao cenário de retomada e crise que estamos vivendo. 

Sem abrir mão das ferramentas e expertises adquiridas no cenário de trabalho remoto e híbrido pandêmico, comemoramos a possibilidade de retomar integralmente, de forma presencial, o regime de trabalho e os espaços coletivos de debate e troca com a categoria em 2023, desenvolvendo nossas atribuições com responsabilidade e zelo, pautadas/os pela legalidade, economicidade e transparência. E neste ano, celebramos, ainda, os 60 anos do CRESS Rio de Janeiro. Confira! 

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