CRESS Rio de Janeiro divulga a 107ª edição da revista PRAXIS

Confira aqui o PRAXIS 107

O ano de 2022 foi desafiador para a categoria de assistentes sociais e para todo povo brasileiro. Foi possível alcançar conquistas importantes e muitos debates foram amadurecidos nesses tempos, ainda que seja urgente lidar com o impacto das tragédias que marcam um cenário de desigualdade, desmonte de políticas públicas e desinvestimento em áreas estratégicas. 

A pandemia da covid-19 promoveu transformações em termos gerais, tendo em vista que o isolamento social demandou a alteração da dinâmica de funcionamento do CRESS, dos regimes de trabalho e das atividades relacionadas às funções precípuas da autarquia. Foi necessário muito trabalho, gestão estratégica e diálogo para pensar em novas formas de articulação e suporte com/para a categoria. 

O Regional compreendeu as contradições do período, os limites e as incertezas, mas verificou as possibilidades com zelo e responsabilidade. Em 2023, depois de dois anos sem reajustar as anuidades devido à complexidade da conjuntura nacional, a categoria de assistentes sociais aprovou reajuste em Assembleia, sendo possível ver o valor atualizado na página 3.

O CRESSRJ seguirá ON em 2023. Desta forma, não deixe de acessar nosso site e nossas redes sociais para se atualizar das novidades e dos serviços que estamos prestando à categoria. Mantenha também seus dados atualizados para garantir o recebimento do VIACRESS, acessar a nossa plataforma de Serviços Online e votar nas eleições do Conjunto CFESS-CRESS. Estamos em processo eleitoral para compor as gestões do triênio 2023-2026. E, assim como na eleição passada, ocorrida em 2020, o voto será online. 

Nas páginas 4 e 5, vocês podem conferir o passo a passo para a votação, mais a apresentação da Comissão Regional Eleitoral (CRE), aprovada em Assembleia Geral Ordinária. As eleições serão realizadas em todo território nacional nos dias 14, 15 e 16 de março de 2023, sendo preciso estar com os dados cadastrais atualizados e com as anuidades em dia. 

Em tempos de lidar com o acúmulo do desmonte das políticas públicas e dos retrocessos de direitos, é fundamental fortalecermos nossas entidades e contribuirmos com o processo democrático. Por isso, apresentamos entre as páginas 8 e 10 as chapas concorrentes ao CFESS, ao CRESS e às Seccionais Norte e Sul Fluminense, de forma a possibilitar uma análise crítica sobre as suas propostas. 

O dossiê desta edição trata ainda de um tema crucial na atualidade: o Serviço Social na Educação. Ele foi dividido em duas partes e continuará a ser abordado nas páginas da próxima edição do PRAXIS. Concebida enquanto direito universal e política pública, a Educação continua sendo, em uma sociedade tão desigual, uma possibilidade de transgressão a uma estrutura social e racial excludente. 

O Serviço Social tem feito disputas importantes neste campo, visando o enfrentamento dos projetos políticos que limitam e impedem o acesso e a permanência de estudantes no ambiente escolar. A aprovação da Lei 13.935/2019 tem importância fundamental neste processo, assim como a mobilização de toda sociedade para a sua efetiva consolidação, assegurada pela verba pública.

Os desafios são muitos para o ano que se inicia e vamos precisar do apoio de todas aquelas que estejam comprometidas com os princípios éticos da profissão. Seguimos acreditando na transformação social realizada a cada ação, discurso, engajamento e planejamento em defesa da dignidade humana. O que nos alimenta é a certeza de que, para além dos obstáculos, existe vontade para a luta!

Confira aqui o PRAXIS 107