Oficinas, mesas de debates e apresentações de trabalhos integram a programação prevista para maio, Mês das Assistentes Sociais

O Conselho Regional de Serviço Social 7ª Região (CRESS-RJ) realizará no próximo mês uma série de atividades em celebração ao 15 de maio – Dia da Assistente Social.

Neste ano, além das tradicionais mesas de debates e oficinas, a programação do Mês de Maio engloba também o IV Congresso Estadual de Assistentes Sociais e o Seminário Regional de Seguridade Social.

O evento, cujas inscrições estão abertas e são e gratuitas, terá como tema “Conjunto CFESS-CRESS em defesa da profissão e da Seguridade Social em tempos de retrocessos e desmontes” e ocorrerá inteiramente por meio virtual, em decorrência da pandemia da covid-19.

O objetivo das atividades que integram o #Maio2022 é dar visibilidade ao Serviço Social brasileiro, suas bandeiras de luta e ao exercício profissional de assistentes sociais.

Link para inscrição: bit.ly/Maio_2022

Confira a programação completa

MESAS PRINCIPAIS:

16/05 – 19h Live de Abertura: O Conjunto CFESS-CRESS em defesa da profissão e da Seguridade Social em tempos de retrocessos e desmontes

Convidadas: Elaine Rossetti Behring e Francineide Silva Sales.

Ementa: A contrarreforma no Brasil sob a ótica das políticas sociais e a desproteção social. Orçamento público e o mito do déficit da Previdência Social. Brasil atual e a insegurança alimentar: de volta ao mapa da fome. Os pressupostos da Carta de Maceió na reafirmação da Seguridade Social com cobertura universal.

Local: Canal do CRESS-RJ no Youtube.

17/05 – 19h A política habitacional e o direito à cidade: uma análise interseccional

Convidadas: Isabel Cristina da Costa Cardoso e Tainá de Paula Alvarenga.

Ementa: Debate conceitual sobre Habitação e Direito à Cidade. A política urbana brasileira. Concentração de propriedade e desigualdade social. A luta por moradia popular e os Movimentos Sociais. O trabalho das Assistentes Sociais na política habitacional.

Local: Salas virtuais restritas às pessoas inscritas no Congresso/Seminário (inscreva-se aqui).

18/05 – 19h Live de encerramento: Espaços de controle social da Seguridade Social: impasses e resistências do exercício profissional

Convidadas(os): Alessandra Celita Couto, Simone Lessa, Eliana Feres e Leandro Rocha.

Ementa: Os espaços de participação e controle social da Seguridade Social (Conselhos, Fóruns e Sindicatos). A relevância e os desafios da participação popular nos espaços deliberativos (Conselhos e Conferências). A necessidade e a importância da ocupação dos Fóruns de Trabalhadores. Impasses e resistências da atuação profissional em contexto de retrocessos e desmontes de direitos nos espaços em questão.

Local: Canal do CRESS-RJ no Youtube

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

As apresentações de trabalhos estão previstas para os dias 17 e 18/05 em dois turnos (manhã e tarde) em cinco eixos temáticos: Saúde, Previdência Social, Educação, Assistência Social e Direito à Cidade. Será uma importante oportunidade para que as assistentes sociais compartilhem a sistematização de suas experiências nesses campos.

ATENÇÃO: O prazo para submissão dos trabalhos foi prorrogado para o dia 13/05 e o resultado final será no dia 16/05

– O prazo final para inscrição de trabalhos é até o dia 11 de maio de 2022, às 23h59 (horário de Brasília);

– Para a submissão dos trabalhos o/a autora/autor deverá estar com a inscrição efetuada (inscreva-se aqui);

– Resultado final dos trabalhos aceitos para apresentação/anais: 13 de maio de 2022;

– Máximo de 5 (cinco) autoras/es por texto;

– Cada autora/o poderá inscrever até 2 (dois) trabalhos, podendo ser individual e/ou coletivo

Confira aqui o template e as orientações para elaboração dos resumos expandidos

EIXOS TEMÁTICOS:

– Assistência Social (AS) – 4 salas (17 e 18/05 pela manhã e à tarde)
– Direito à Cidade (DC) – 2 salas (17/05 pela manhã e 18/05 à tarde)
– Educação (E) – 2 salas (17/05 à tarde e 18/05 pela manhã)
– Previdência Social (PS) – 4 salas (17 e 18/05 pela manhã e à tarde)
– Saúde (S) – 4 salas (17 e 18/05 pela manhã e à tarde)

MANHÃ: 9h às 12h

TARDE: 14h às 17h

REGRAS PARA A FORMATAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO:

– Entre 3 a 5 laudas (incluindo ilustrações, gráficos, tabelas – se houver – e referências), papel A4 com fonte Arial 11, margens superior e esquerda 3, inferior e direita 2, espaço 1,5 entrelinhas e justificado;

– Para citações longas espaço simples, fonte Arial 9, a 4 centímetros da margem esquerda;

– A primeira página do texto, deverá incluir de forma centralizada, o título do trabalho em letra maiúscula e negrito, acompanhado do subtítulo, se houver, em letra minúscula, sem negrito;

– Indicação de três a cinco palavras-chave, logo abaixo do título

OFICINAS

Neste ano, a programação prevê também a realização de oficinas na modalidade remota com temas que remetem tanto aos espaços sócio-ocupacionais como a questões que perpassam o exercício profissional. Serão ministradas ao todo seis oficinas entre os dias 02 e 30 de maio e as inscrições já estão abertas. As atividades são gratuitas e haverá emissão de certificados!

02/05 – 19h Serviço Social e Saúde Mental: desafios contemporâneos

Convidadas: Rita Cavalcante e Lyvia Seabra.

Ementa: A nova política nacional sobre drogas. As artimanhas das internações involuntária e compulsória. O desfinanciamento da política de redução de danos e de práticas de cuidado no território em contraposição ao investimento público nas Comunidades Terapêuticas. A relevância do Serviço Social na Saúde Mental. Desafios atuais do exercício profissional em prol da Reforma Psiquiátrica.

09/05 – 19h Serviço Social e a diversidade humana: a defesa dos princípios fundamentais no cotidiano

Convidada: Silvana Mara de Morais dos Santos

Ementa: Apresentar a concepção de diversidade humana na perspectiva da totalidade; trazer elementos sobre o avanço do conservadorismo no Brasil e retrocessos no que tange ao respeito à diversidade humana; trazer o debate sobre Serviço Social, seu Projeto Ético-Político e a relação de seus princípios éticos em relação com o debate sobre a diversidade humana.

Inscreva-se aqui

20/05 – 19h Alterações na lei do BPC: avanços ou retrocessos no acesso a direitos?

Convidado: Marco Antônio Vieira

Ementa: As alterações no Benefício de Prestação Continuada expressas na Lei 14.176/21 e o desmonte neoliberal das políticas de seguridade social preconizadas na Constituição de 1988. O acesso de pessoas com deficiência e idosas ao Benefício da Prestação Continuada (critério de renda, excepcionalidades e uso de ferramentas online para requerimento). O impacto no atendimento realizado por assistentes sociais em seus diferentes espaços de trabalho. Atendimento remoto, teleavaliação social e modelo biomédico x modelo biopsicossocial de avaliação do Benefício de Prestação Continuada. As principais características da ofensiva neoliberal e os impactos no Benefício de Prestação Continuada, bem como as estratégias e resistências na defesa do acesso a este enquanto benefício da política de seguridade social.

Inscreva-se aqui

23/05 – 19h Migrantes, refugiados e apátridas: o trabalho profissional em debate

Convidada: Ariane Rego de Paiva

Ementa: Realizar reflexões sobre o fenômeno da mobilidade humanas; fluxos migratórios no Brasil; as garantias normativas acerca da situação de migração e refúgio no Brasil e proteção social em diálogo com a realidade concreta da proteção aos direitos humanos de pessoas em situação de migração e refúgio no Rio de Janeiro; desafios ao trabalho de assistentes sociais junto a pessoas em situação de migração e refúgio.

Inscreva-se aqui

27/05 – 19h A produção de documentos técnicos e suas implicações ético-políticas no exercício profissional

Convidada: Maria Aparecida Evangelista

Inscreva-se aqui

30/05 – 19h Serviço Social na Educação – desafios e estratégias para a implementação da Lei 13.935/2019

Convidadas: Natasha Christine dos Santos Almeida e Jurema Alves Pereira da Silva.

Ementa: O trabalho do Serviço Social na educação básica e os desafios da multiprofissionalidade; A atuação das entidades da categoria na implementação da Lei 13.935/2019 que estabelece profissionais de serviço social e da psicologia nas escolas do ensino básico; A articulação das dimensões ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa do trabalho profissional com as estratégias de defesa do direito de crianças e adolescentes no acesso e permanência em uma educação pública, gratuita, laica, democrática, antirracista e de qualidade, particularmente no cenário de crise societária agravada pela pandemia de COVID-19.

Inscreva-se aqui

*editado em 11/05/2022 às 19h.