CRESS RJ se reúne com outros órgãos para debater o Plano Verão e a Operação Verão

Em continuidade às ações que visam os debate sobre a participação de assistentes sociais no Plano e na Operação Verão, o CRESS RJ convocou para a noite desta segunda-feira (7) uma reunião com diversas entidades representativas.

Durante o encontro, foram apresentados o acúmulo do Conselho até o momento, além do cronograma que o CRESS-RJ realizou em relação ao Plano Verão. Também foram compartilhadas informações sobre o encaminhamento do Ofício pedindo respostas às questões levantadas pelo CRESS às gestoras da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) .

Um dos pontos onde o CRESS-RJ busca respostas diz respeito ao questionário formulado pela Prefeitura e aplicado compulsoriamente pelas assistentes sociais. Assim como outros documentos sobre as ações que as diversas entidades presentes vêm empreendendo até aqui quanto ao Plano Verão.

Ao final do encontro, avaliou-se novamente que tal Plano faz parte de uma política de criminalização dos setores mais pauperizados da população. Uma ação judicial conjunta também foi proposta.

Participaram as instituições: Rede Rio Criança, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS, Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura e assistentes sociais de base.

Também estiveram presentes o Conselho Regional de Psicologia (CRP-RJ), Ministérios Público, Defensoria Pública, através da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDEDICA) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

12291024_502364733257385_6904837641948929523_o