Seção Covid-19 com Orientações e Informes Gerais

Confira aqui o material que vem sendo produzido pelo Conjunto CFESS-CRESS acerca de questões que envolvem o exercício profissional da categoria de assistentes sociais em meio à emergência sanitária decorrente do novo coronavírus, responsável pela disseminação da doença respiratória Covid-19.

Funcionamento do CRESSRJ

Ainda que de forma gradual e seguindo uma série de protocolos de segurança, os espaços do CRESS Rio de Janeiro voltam a ser ocupados também fisicamente!

O Conselho Regional de Serviço Social 7ª Região (CRESSRJ) anunciou a retomada gradual e segura das atividades institucionais presenciais na Sede e nas Seccionais, que estavam restritas à retirada dos Documentos de Identidade Profissional (DIP’s) em virtude da pandemia da COVID-19.

Dessa forma, ainda que de forma gradual, mediante agendamento prévio e seguindo uma série de protocolos de segurança expressos no “Plano de Contingenciamento das Atividades durante a pandemia da COVID-19”, os espaços do CRESS Rio de Janeiro voltam a ser ocupados de forma presencial por trabalhadores e trabalhadoras do regional, conselheiras e conselheiros e pela categoria de assistentes sociais do estado do Rio de Janeiro.

CONFIRA AS ORIENTAÇÕES DE FUNCIONAMENTO DE CADA SETOR

Sede: Atendimento institucional presencial de 10h às 16h e o atendimento institucional remoto, de 12h às 18h. Conforme descrito abaixo:

Setor de Registro e Anuidade: os atendimentos presenciais serão agendados para os seguintes serviços na Sede: entrega de documentação de inscrição/reinscrição; formulário e documentação dos DIP’s, de segunda a sexta-feira no horário de 10 às 16h.

Agende aqui seu atendimento

ATENÇÃO: Os DIP’s serão distribuídos diariamente na sede das 10h às 16h, não sendo necessário realizar agendamento prévio.

Confira aqui a relação dos DIP’s disponíveis para retirada

Setor de Registro e Anuidade: os atendimentos remotos seguem acontecendo de segunda a sexta-feira das 12h às 18h para os seguintes serviços: pré-cadastro; cancelamento; emissão de boletos; pagamento da anuidade no cartão de crédito; atualização de dados; emissão de certidões e declarações.

Conheça os canais para solicitar os serviços e atendimentos remotos do CRESSRJ

Anuidade 2023 e anteriores
Atualização de dados cadastrais
Emissão de Certidões e Declarações  (aba ‘REQUERIMENTOS’)
Cancelamento (aba ‘REQUERIMENTOS’)
Primeira Inscrição

Secretaria: os atendimentos institucionais presenciais serão às quartas-feiras e sextas-feiras das 10h às 16h  e nos demais dias úteis o atendimento será remoto, das 12h às 18h através dos contatos telefônicos e e-mail.

Seccional Norte Fluminense: atividades institucionais com atendimento presencial das 12h às 18h, mediante agendamento prévio, às segundas, terças e quartas-feiras. No demais dias úteis da semana o atendimento será remoto;

Agende aqui seu atendimento

Confira aqui a relação dos DIP’s disponíveis para retirada

Atendimento remoto:

Telefones: 22-2723-9464 / 22-2733-2379
E-mail: cress.nf@cressrj.org.br

Seccional Sul Fluminense: atividades institucionais com atendimento presencial de 9h às 15h, mediante agendamento prévio às segundas, terças e quartas-feiras. Nos demais dias úteis da semana o atendimento será remoto.

Agende aqui seu atendimento

Confira aqui a relação dos DIP’s disponíveis para retirada

Atendimento Remoto:
Telefone: 24-3342-6886
E-mail: cress.sf@cressrj.org.br

Ficam adotadas as medidas de prevenção, com a utilização de máscaras e álcool em gel, nas atividades institucionais presenciais no âmbito da Sede e das Seccionais do CRESS Rio de Janeiro.

Lembrando que, desde o início da pandemia e com as dinâmicas de funcionamento reformuladas, o CRESS sempre esteve ON! Atendendo, orientando e defendendo a categoria de assistentes sociais e o nosso projeto ético-político profissional!

Conheça os demais canais para solicitar os serviços e atendimentos remotos do Conselho

Serviços por meio eletrônico

Denúncias éticas e processos: para registrar a demanda de assuntos relacionados com processos éticos, entrar em contato por meio do endereço etica@cressrj.org.br

Consulta do DIPs:  Consulte aqui a listagem para saber se seu Documento de Identificação Profissional está disponível para retirada

Orientação e Fiscalização Profissional (Cofi): Os atendimentos permanecerão remotos através dos contatos telefônicos e e-mail, tanto na sede quanto nas Seccionais Norte e Sul Fluminense;

Telefone: (21) 3147-8765
cofi1@cressrj.org.br

Plantões telefônicos de Orientação para assistentes sociais de municípios vinculados à sede (de 12h Às 18h):

Terça-feira – (21) 3147 -8764
Quarta-feira – (21) 3147- 8762
Quinta-feira – (21) 3147- 8761

Plantões telefônicos de Orientação para assistentes sociais de municípios vinculados à Seccional Norte Fluminense (de 13h Às 17h):

Terças e Quintas
Telefone: (22) 2723-9464
E-mail: cofinf@cressrj.org.br

Plantões telefônicos de Orientação para assistentes sociais de municípios vinculados à Seccional Sul Fluminense (de 13h Às 17h):

Quarta-feira
Telefone: (24) 3342-6886
E- mail cofisf@cressrj.org.br

Covid-19 e o Exercício Profissional

Nota conjunta sobre condições de trabalho e atendimento à população no SUAS em contexto de aumento de casos de COVID-19 no Rio de Janeiro – Assinam a nota o Conselho Regional de Serviço Social 7ª Região (CRESSRJ), o Conselho Regional de Psicologia 5ª Região (CRP-RJ), o Fórum Estadual de Trabalhadores(as) do SUAS do Rio de Janeiro (FETSUAS-RJ), o Sindicato dos(as) Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro (SASERJ) e o Sindicato dos(as) Psicólogos(as) do Estado do Rio de Janeiro (SINDPSIRJ)

Nota de orientação às profissionais que atuam na Política de Assistência Social no Estado do RJ

Nota de orientação às assistentes sociais que atuam na Política de Saúde no Estado do RJ 

Manifestação às Assistentes Sociais da Previdência Social  acerca da requisição indevida da “Análise de compatibilidade de função/atividade” de segurado, no Serviço de Reabilitação Profissional, com o exercício legal da profissão.

Nota informativa acerca de reportagem publicada em jornal  ‘Terceira Via’ sobre a atuação do Serviço Social no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCCC) em Campos dos Goytacazes.

Comunicado do CRESS/RJ sobre o exercício profissional no contexto da pandemia 

Cards ‘Exercício profissional em tempos de pandemia’ 

PodCRESS Rio

Com a pandemia em curso do novo coronavírus, as interrogações das profissionais são inúmeras e possuem particularidades atinentes a cada campo de intervenção.

Percebendo a urgência do tema, o CRESS RJ vem criando diversas ações orientadoras acerca do exercício profissional no contexto da emergência sanitária. Com auxílio da própria categoria, o Conselho segue produzindo, desde o início da pandemia, uma série de episódios especiais do nosso podcast, o PodCRESS Rio, com relatos de profissionais da linha de frente: