Entre os dias 5 e 26 de fevereiro, o CRESSRJ promoveu mais uma multiplicação do curso ‘Ética em Movimento’.

Com uma carga horária de 32 horas, a atividade, ocorrida por via remota, foi direcionada para assistentes sociais que integram os Núcleos de Base do regional, os NUCRESS

O projeto ‘Ética em Movimento’ é uma estratégia política, pedagógica e multiplicadora que existe no Conjunto CFESS/CRESS desde o ano 2000. Está relacionado à função precípua de orientação e fiscalização e articula os fundamentos da ética em seus quatro eixos principais: sociedade, práxis profissional, direitos humanos e instrumentos processuais.

A atividade contou com diversos debates sobre Direitos Humanos, diversidade, ética, valores, avanço do conservadorismo e a importância da defesa do projeto ético-político do Serviço Social brasileiro.

Neste ano, a multiplicação no estado do Rio de Janeiro foi coordenada pela assistente social e conselheira do CRESSRJ, Renata Freitas.

“Percebemos que construímos a história desta profissão e trouxemos a importância da materialidade dos valores defendidos pelo nosso projeto ético-político. Debatemos sobre o cotidiano, suas características e sobre desafios ao nosso exercício profissional”, destacou Renata.

O CRESSRJ está em movimento!

O curso ‘Ética em Movimento’ é construído em quatro módulos e, originalmente, possui uma proposta presencial que precisou ser revista nesta edição. Em virtude da pandemia da covid-19, os encontros aconteceram por via remota.

O destaque da multiplicação 2021 é que a atividade foi direcionada às/aos profissionais que atuam no interior do Rio de Janeiro, nos territórios abrangidos pelos NUCRESS, como estratégia de descentralização a partir da organização das assistentes sociais em defesa do exercício profissional.

“Ter me debruçado sobre a temática da ética foi uma injeção de ânimo para meu exercício profissional. Em 10 anos de formada, foi a primeira vez que passei por momentos tão ricos de aproximação com a categoria. A organização do curso de maneira descentralizada proporcionou para todas nós, participantes, a oportunidade de ocupar os espaços do Conselho” (Tamires Ferreira, assistente social integrante do NUCRESS Esterlina Ramos).

A turma deste ano foi composta por profissionais integrantes de 9 dos 13 NUCRESS, que atuam nas áreas da Assistência Social, Saúde, Educação, Previdência Social e Sociojurídica, em diversos municípios do estado: São Gonçalo, Macaé, Bom Jardim, Petrópolis, São Sebastião do Alto, Niterói, Araruama, Rio de Janeiro, Aperibé, São Pedro da Aldeia, Bom Jesus de Itabapoana, Cachoeiras de Macacu e Campos dos Goytacazes.

“Sabemos que não supera o contato e as trocas que são favorecidas na modalidade presencial. Porém, foi possível identificar no relato das colegas, que, assim como eu, são do interior, que se o curso ocorresse de forma presencial na região metropolitana, neste momento, não teríamos condições de participar. E diante do atual contexto, se faz muito necessário manter o debate sobre a ética profissional vivo” (Juliana Souza – assistente social integrante do NUCRESS Josy Ramos).

O objetivo é que o grupo leve aos seus núcleos as devolutivas sobre os acúmulos e os temas do curso. Como uma forma de manter o debate em movimento e de atuar na defesa do projeto ético-político do Serviço Social, da ética profissional e da valorização da profissão.

“Conhecer outros profissionais que fazem parte do CRESS foi de grande valia. Uma troca de experiência e uma proximidade com distintas realidades. Me chamou atenção para importância da participação ativa no Conselho. Não somente no exercício profissional diário, mas também no comprometimento de classe. Nesta luta que enfrentamos no dia-a-dia em defesa da nossa profissão (Stela Dutra – assistente social integrante do NUCRESS Serra em Movimento).

O curso ‘Ética em Movimento’ foi promovido por meio da Comissão Ampliada de Ética do CRESSRJ e contou com a participação das assistentes sociais Janaína Bilate e Michele Pontes e da assessora jurídica do regional, Monica Arkader.

“Os temas dos encontros foram muito atuais. As palestrantes convidadas enriqueceram o debate e as vivências das colegas de profissão também. Além disso, as atividades sugeridas serviram para ampliar ainda mais a discussão e abordar outros aspectos das temáticas” (Deise Mesquita – assistente social integrante do NUCRESS Serra em Movimento).

A multiplicação teve uma carga horária total de 32 horas, compreendendo as atividades síncronas e assíncronas, e debateu temas como LGBTfobia, aborto, ética e pandemia.

“O curso ‘Ética em Movimento’ foi luz em meio ao caos. Nós, que temos o compromisso com os valores da profissão e nos encontramos em um contexto de tanta precariedade… Os nossos enfrentamentos passam a ter mais sentido, principalmente após os debates que vieram à tona no curso. (Mariana Bartholazzi – assistente social integrante do NUCRESS Integração e Liberdade).

Confira os materiais trabalhados na Multiplicação 2021