Duas assistentes sociais da Argentina visitaram a sede do CRESS na quinta-feira, dia 21 de novembro, para trocar experiências com o presidente do conselho Charles Toniolo.

Carolina Mamblona e Laura Rebori são membros do colégio, nome dado ao conselho profissional de La Plata, capital do estado de Buenos Aires, na Argentina. De um universo de vinte e dois mil profissionais no país, o colégio de La Plata tem quinze mil assistentes sociais registrados. Ou seja, o Serviço Social está fortemente concentrado na região da capital do país. A função atual dos tais colégios é seguir os princípios da lei estadual matricular  (inscrever) profissionais Contudo, há uma intenção, na categoria, de renovação da organização profissional no país.

Não existe, na Argentina, uma lei nacional que regulariza a profissão. Por isso, os colégios se organizam através de leis estaduais. Uma das lutas da categoria é a criação de uma lei nacional sobre a profissão. Há uma espécie de conselho nacional que dá suporte a essa luta, o FAAPSS (Federación Argentina de Asociaciones Profesionales de Servicio Social).

Um dos problemas relatados pelas argentinas é a introdução da formação terciária na área de Serviço Social no país. A formação superior tem duração de cinco anos, a formação terciária exige menos tempo de estudo, tem uma pedagogia pobre e concede direito a trabalhar como assistente social.

À esquerda Charles Toniolo, acima Laura Rebori, ao seu lado Carolina Mamblona e à direita Jefferson Ruiz

À esquerda, Charles Toniolo, acima, Laura Rebori, ao seu lado, Carolina Mamblona e à direita Jefferson Ruiz