Assembleia Geral Ordinária foi realizada no centro da cidade do Rio de Janeiro e elegeu a delegação para primeiro encontro presencial do Conjunto CFESS-CRESS neste triênio

No último dia 09/07 foi realizada a I Assembleia Geral Ordinária de 2022 promovida pelo Conselho Regional de Serviço Social 7ª Região (CRESSRJ). O evento, que estava suspenso desde 2020 em virtude da pandemia da covid-19, ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Seguridade e Seguro Social no Estado do Rio de Janeiro (SINDISPREV/RJ) na capital fluminense e contou com a presença da categoria profissional de assistentes sociais, trabalhadores/as do regional, assessorias e conselheiras/os.

Confira aqui a ata da I Assembleia Geral Ordinária 2022

Na abertura da atividade deliberativa a conselheira presidenta do CRESSRJ, Luciane Amaral, apresentou a pauta, falou sobre as ações realizadas pela gestão “Quem Cede a Vez Não Quer Vitória” (2020-2023) até o momento e pontuou o contexto adverso e desafiador da pandemia.

Na foto, a conselheira presidenta do CRESSRJ Luciane Amaral, a conselheira Jussara Ferreira e a assessoria política Carolina Rocha

Na foto, a conselheira presidenta do CRESSRJ Luciane Amaral, a conselheira Jussara Ferreira e a assessora política Carolina Rocha

Conforme destacado por Luciane, desde 2020, em razão da covid-19, as Assembleias, Encontros Regionais e Nacional foram substituídos por plenárias virtuais de caráter não-deliberativo, a partir da aprovação da Resolução CFESS n° 949/2020. Nesses espaços, as gestões e a base profissional puderam dialogar e construir propostas das ações, que serão avaliadas neste ano.

Em seguida, a conselheira vice-presidenta, Ana Paula Cardoso, ressaltou a representatividade feminina da categoria e da atual gestão do CRESSRJ e afirmou que uma marca característica dessa gestão tem sido fazer política com coragem e afeto. Por fim, a conselheira leu um poema da escritora Ryanne Leão que terminou com a frase: “o mundo tem medo de mulheres extraordinárias”.

Conselheira vice-presidenta do CRESS Rio de Janeiro, Ana Paula Cardoso

Logo depois, a palavra foi passada para a conselheira primeira secretária do CRESSRJ, Márcia Nogueira, que apresentou a estrutura de funcionamento do regional, dos setores e das comissões regimentais e não-regimentais, enfatizando a importância da transparência das atividades e do planejamento como estratégia política.

Ainda para ela, com a pandemia, foram múltiplos os obstáculos que exigiram dos Conselhos Profissionais a reformulação das suas dinâmicas, ajustando em caráter de excepcionalidade o funcionamento e o planejamento. A conselheira também incentivou as/os participantes a visita ao Portal da Transparência do Conselho, para que verifiquem sobre planejamento, orçamento e gastos.

Na imagem, a conselheira Márcia Nogueira durante fala na Assembleia

Dando prosseguimento à atividade, a conselheira Renata Freitas fez uma apresentação das comissões temáticas e da política de nucleação da entidade. Conforme destacado pela assistente social, o CRESS Rio de Janeiro foi pioneiro nas estratégias de interiorização dos debates do Conjunto como forma de organização política. Posteriormente, isso foi oficializado pelo CFESS e, na atual gestão, o CRESSRJ adotou a nomenclatura “NUCRESS” para padronizar as referências aos núcleos de base.

Conselheira Renata Freitas e, ao fundo, a assessora política do CRESSRJ Carolina Rocha

Encontros Regional e Nacional

Além da prestação de contas, também houve a eleição das/os delegadas/os que representarão o CRESS Rio de Janeiro no Encontro Descentralizado Regional, que será realizado entre os dias 05 e 07 de agosto na cidade de Vitória-ES, e no Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS previsto para os dias 08,09,10 e 11 de setembro em Maceió-AL.

A votação que definiu a delegação para o primeiro encontro presencial do Conjunto CFESS-CRESS do triênio foi conduzida pelas conselheiras Luciane Amaral e Jussara Ferreira.

Nesse momento, foi elucidado que o número de delegadas/os foi tirado pela proporcionalidade de inscritas/os ativas/os, sendo 12 vagas para conselheiras e membras/os das Seccionais e 12 para assistentes sociais da base.

Também foi deixado nítido que as Seccionais do Rio de Janeiro têm o direito de indicar um nome cada uma para compor a delegação. As Seccionais Norte e Sul Fluminense informaram que foram realizadas reuniões e os nomes de seus representantes, cuja indicação à delegação foi referendada pela Assembleia: Eliana Monteiro Feres e Joseane de Almeida dos Santos.

Em seguida, foram apreciados e votados os nomes das/os assistentes sociais de base que se candidataram a delegados/as titulares. As/os eleitas/os como delegadas/os titulares foram: Vanessa Bezerra; Francineide Sales; Sara de Oliveira; Anália dos Santos, Cristiane Lourenço, Alessandra Celita, Lucas Brandão, Eliana Beserra; Mariana Paz e Mossicléia Mendes, além das representantes de base indicadas pelas Seccionais, eleitas por referendo.

Como suplentes foram eleitas/os, nesta ordem: Camillo Leite; Miriam de Souza; Malú Vale; João Rafael; Rita Rodrigues. Antes de se iniciar a eleição da Delegação foram explicadas, pelo gerente administrativo-financeiro, Robson Lopes, questões gerais sobre passagens de ida e volta, translado e demais assuntos referentes à viabilidade financeira para participação dos encontros e que serão custeadas pelo CRESSRJ.

Confira aqui a ata da I Assembleia Geral Ordinária 2022