O caso da gestante que teve filho na cela de isolamento do Presídio Talavera Bruce em Bangu no início de outubro chocou o Rio de Janeiro. Porém, esse é mais um exemplo do tratamento desumano que as mulheres em privação de liberdade no Rio de Janeiro sofrem com celas sujas e superlotadas, falta de materiais de higiene, ausência de escolas nas unidades prisionais etc. Tudo isso, agravado pelo crítico quadro de abuso da prisão provisória e sobre representação da população negra em espaços de privação de liberdade.

Este e outros temas serão apresentados pelo Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro (MEPCT), Comitê para Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro (CEPCT) e convidados, no IV Seminário “Os desafios para o enfrentamento à tortura” a ser realizado no auditório da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, amanhã, 09/12, a partir das 9h.

Na parte da manhã se discutirá o tema do superencarceramento no Brasil, que possui hoje a terceira maior população no cárcere do mundo, onde as práticas de tortura e maus tratos parecem ter sido naturalizadas. A mesa seguinte discutirá o tema da privatização dos presídios, prática que preocupa o Sistema Estadual de Prevenção e Combate à Tortura. Por fim, o MEPCT/RJ apresentará informações constantes do seu Relatório Temático de 2015 “Mulheres, Meninas e Privação de Liberdade no Rio de Janeiro”.

IV SEMINÁRIO ESTADUAL “OS DESAFIOS PARA O ENFRENTAMENTO À TORTURA”
CEPCT/MEPCT
Data: 09 de dezembro (quarta)
Local: Auditório da Defensoria Pública do Rio de Janeiro- Av. Marechal Câmara, 314/2ºandar. Centro, Rio de Janeiro.

Contatos: mecanismorj@gmail.comcepct.rj@gmail.com

Tel- (21) 98246-0197 – Fabio Simas

Programação completa: https://www.facebook.com/events/523524154486158/