A Reunião Descentralizada dos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) da Região Sudeste foi realizada virtualmente nos últimos dias 28 e 29 de agosto, em decorrência da crise sanitária provocada pela disseminação do novo coronavírus.

O objetivo da reunião, que foi organizada pelo CRESS de Minas Gerais e contou com a participação das delegações dos regionais do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, foi debater conjuntamente as propostas para a agenda política do Conjunto CFESS/CRESS para o triênio 2020-2023.

No encontro, foram apresentadas, discutidas e definidas as proposta nos eixos de Comunicação, Formação Profissional e Relações Internacionais, Seguridade Social, Ética e Direitos Humanos, Administrativo/Financeiro e Orientação e Fiscalização.

Essas propostas foram construídas coletivamente a partir de um amplo debate com a categoria de assistentes sociais nas etapas consultivas e propositivas de cada região e serão encaminhadas para a Plenária Nacional do Conjunto, que acontecerá entre os dias 02 e 04 de outubro deste ano também de forma virtual.

“É fundamental registrar a importância do Conjunto CFESS/CFESS garantir o espaço de organização política e construção coletiva, sobretudo neste contexto de pandemia do novo coronavírus. Tempos duros, tempo de muitas vidas ceifadas”, destacou a conselheira presidenta do CRESS/RJ, Luciane Amaral.

As etapas consultivas e propositivas do Rio de Janeiro

Seguindo as orientações da Resolução n° 949/2020 do CFESS, que dispõe sobre o cancelamento, excepcionalmente em 2020, dos encontros anuais presenciais, o CRESS/RJ organizou as etapas consultivas e propositivas virtualmente junto às Comissões Temáticas e aos Núcleos de Base (NUCRESS) nos dias 21, 22, 27, 28 e 29 de julho com expressiva participação da categoria.

“Nesse momento, foram tiradas e posteriormente deliberadas em Conselho Pleno as propostas defendidas pela categoria de assistentes sociais do estado do Rio de Janeiro na Reunião Descentralizada da Região Sudeste” explicou a conselheira vice-presidenta do CRESS/RJ, Ana Paula Cardoso.

Conforme destacado pela conselheira presidenta do CRESS/RJ, Luciane Amaral, presenciamos um cenário caótico de desmonte das políticas públicas, corte de direitos, acirramento das desigualdades, racismo estrutural e de um projeto de desprofissionalização e fim dos conselhos de classe em curso.

Neste sentido, torna-se ainda mais urgente a defesa intransigente da profissão, de nosso projeto ético-político e das nossas bandeiras de luta.

“Tivemos que nos reinventar para realizar as atividades estaduais e regionais online, face ao cancelamento necessário da assembleia e dos Encontros deliberativos presenciais. Todavia, mesmo remotamente, foi possível construir com as Assistentes Sociais de base, através dos NUCRESS e das Comissões Temáticas durante as etapas consultivas e propositivas, as ações para o triênio 2020-2023”, enfatizou Luciane.

Na avaliação da conselheira vice-presidenta do CRESS/RJ, Ana Paula Cardoso, as atividades expressaram na sua essência o que vem sendo proposto pela gestão “Quem Cede a Vez Não Quer Vitória” neste período tão peculiar e desafiador.

“Resistência, emoção e afeto! Sendo tudo isso possível com a participação maciça das Assistentes Sociais, nossa base. O pilar do CRESS/RJ e de todo o Conjunto CFESS/CRESS. Sigamos coletivamente em defesa do nosso projeto ético-político profissional em prol de uma nova sociabilidade, mais justa e emancipadora”, concluiu Ana Paula.

A política não se situa no pólo oposto ao de nossa vida. Desejemos ou não, ela permeia nossa existência, insinuando-se nos espaços mais íntimos.” ( Angela Davis).

Assista aqui a mesa de abertura da Reunião Descentralizada da Região Sudeste.

Gestão “Quem Cede a Vez Não Quer Vitória” (2020-2023)