Dia 29 de agosto – Dia da Visibilidade Lésbica

Desde 1996, o dia 29 de agosto é dedicado para celebrar o dia nacional da visibilidade lésbica. Naquela ocasião, ativistas feministas lésbicas e bissexuais se reuniram no Rio de Janeiro em torno do I Seminário Nacional de Lésbicas – SENALE, no intuito de discutir e questionar os padrões culturais pré-estabelecidos e propor o rompimento com o padrão heteronormativo socialmente aceito.

Para além de questionar os padrões sexistas e machistas da sociedade patriarcal brasileira, os movimentos sociais organizados em torno das pautas das mulheres lésbicas tem reivindicado durante estes últimos 22 anos ações mais incisivas do estado no que tange a promoção da visibilidade de suas demandas específicas, muitas vezes invisibilizadas pelo próprio movimento LGBT. Uma dessas demandas específicas é a promoção de políticas públicas de combate ao “estupro corretivo”, forma de violência praticada contra mulheres lésbicas com o suposto intuito, extremamente lesbofóbico, de “corrigir” sua orientação sexual.

Figuras importantes do movimento lésbico brasileiro, como a paulistana Rosely Roth (falecida em 1990) e a carioca Míriam Martinho participaram do “Levante do Ferro’s Bar”, conhecido por muitos como o “Stonewall brasileiro”, ocorrido dia 19 de agosto de 1983 – em plena ditadura militar –, tendo sido a data também incluída no calendário de lutas LGBT como O Dia Nacional do Orgulho Lésbico. Obviamente, não podemos deixar de mencionar a companheira Marylucia Mesquita, carinhosamente conhecida como “Meirinha”, militante feminista lésbica e ex-conselheira do CFESS (gestões 1999-2002, 2008-2011 e 2011-2014) falecida em dezembro do ano passado.

Figuras como Rosely Roth e Meirinha contribuíram enormemente para o debate dos direitos das mulheres lésbicas brasileiras. Dirigimos todo nosso carinho e homenagens à memória dessas verdadeiras amazonas.

Meirinha, presente!

Rosely Roth, presente!
#pracegover Ilustração com sombra de seis mulheres. Quatro estão com placas nas mãos. E duas no centro estão de punho erguidos