A mega barragem de Cachoeiras de Macacu, do governo Cabral, cuja obra será financiada pela Refinaria do COMPERJ-PETROBRAS por meio de uma Compensação Ambiental estimada em R$ 250 milhões, que entre seus principais impactos negativos pretende promover a remoção e despejo de mais 3 mil agricultores familiares e o alagamento de extensas terras agrícolas da região que é considerada o segundo maior pólo agrícola fluminense.

Além de violar o Direito à Moradia, a construção da Barragem no Rio Guapiacu provocará enorme prejuízo econômico de R$ 200 milhões por ano ao município e aos agricultores devido a redução da produção agrícola no município o que levará ao aumento dos preços dos alimentos no CEASA e feiras da Capital.
O protesto será realizado no dia 29 de Novembro (6a. feira), de 9 às 13 hs na sede da Firjan Rua Santa Luzia, Centro. Após o ato haverá Marcha dos agricultores, pescadores artesanais, ecologistas  até a sede da Petrobras na Av. Chile onde será protocolado pedido de informações à Presidência da empresa sobre sua responsabilidade neste crime ambiental e social.