A Comissão Regional de Psicologia e Políticas Públicas (CRPPP) do CRP-RJ promoverá, no dia 4 de junho (quarta-feira), às 14h, a mesa de debates “As (os) psicólogas (os) no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.
A mesa de debates, que tem o objetivo de fomentar a reflexão a respeito da atuação das (os) profissionais de Psicologia nesse espaço, contará com a participação de Maria Helena Zamora (CRP 05/21685), psicóloga atuante em Psicologia Jurídica e Psicologia Social Comunitária e professora da PUC – Rio; Eduardo Mourão Vasconcelos (CRP 05/32652), psicólogo, mestre em Ciência Política, doutor pela London School of Economics (Inglaterra) e professor da Escola de Serviço Social da UFRJ; e Hilda Corrêa, assistente social, conselheira do Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro e militante no Fórum de População Adulta em Situação de Rua.
O evento é gratuito e acontecerá na sede do CRP-RJ, localizada na Rua Delgado de Carvalho, nº 53, Tijuca (próximo ao Largo da 2ª Feira e à estação de metro São Francisco Xavier).
Para outras informações, entre em contato pelo telefone (21) 2139-5442 ou pelo e-mail inscricao_crprj@yahoo.com.br.
Por que discutir Psicologia nas Políticas de Assistência Social?
Apesar de vários debates e publicações sobre as Políticas Públicas na área da Assistência Social e a importância da interdisciplinaridade dessas políticas, somente a partir de 2005 as (os) psicólogas (os) passaram a fazer parte do corpo técnico das equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). E nesse contexto relativamente recente, muitos profissionais de Psicologia vêm questionando a respeito da falta de clareza quanto ao seu papel nesse e em outros serviços da área.
De acordo com Conselho Federal de Psicologia (CFP), cerca de 90 mil psicólogas (os) atuam em serviços públicos no Brasil atualmente – mais de um terço do número de profissionais inscritos e ativos em nosso país –, o que reforça a necessidade de promover mais discussões a respeito dentro da Psicologia.
Serviço:
Mesa de Debates “As (os) psicólogas (os) no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”
Data: 4 de junho (quarta-feira)
Local: Sede do CRP-RJ
Organização: