Este curso está sendo oferecido como atividade coletiva de estudo e pesquisa do GEPESSE, coordenado pelo Ney Luiz Teixeira de Almeida do Departamento de Fundamentos Teórico-Práticos do Serviço Social da Faculdade de Serviço Social da UERJ. Trata-se de uma iniciativa voltada para oferecer aos alunos dos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Serviço Social, mas também a alunos de outras unidades e profissionais de Serviço Social, uma experiência coletiva de investigação. Articulando diferentes interesses em relação à sistematização e produção de conhecimentos sobre o trabalho do assistente social no âmbito da política de educação brasileira.

Objetivos:

– Instrumentalizar os participantes quanto à realização de atividades investigativas sobre a política de educação e a inserção dos/as assistentes sociais.

– Analisar as particularidades da política de educação brasileira na atualidade frente ao processo de hegemonia do capital financeiro e das formas de sociabilidade que lhes são próprias.

– Levantar e analisar o conjunto de legislações que regulam a educação no Brasil hoje por nível e modalidade.

– Refletir sobre as principais determinações socioinstitucionais que vêm conformando os processos de inserção dos/as assistentes sociais na política de

educação ao longo dos últimos 20 anos.

Vagas: 25, sendo: 10 vagas para alunos de cursos de graduação, mestrado e doutorado em Serviço Social. 15 vagas para assistentes sociais.

As vagas serão preenchidas a partir de um processo seletivo que envolve a entrega de arquivo por e-mail com as informações e conteúdos solicitados no item 7 (que se segue) e sua avaliação pelo coordenador do curso. Não há obrigatoriedade quanto ao preenchimento do total de vagas oferecidas caso haja inscritos que não obtenham a nota mínima no processo seletivo. Fica a critério da coordenação do curso o remanejamento das vagas excedentes.

Inscrição e Seleção:

As inscrições deverão ser realizadas por e-mail no período de 03 a 09 de abril de 2014. Resultado: 11 de abril de 2014 (será enviado por e-mail a todos os inscritos). Os interessados deverão enviar mensagem de e-mail para neylta@hotmail.com com arquivo anexado em editor de texto Word ou no formato RTF. Neste arquivo deve constar um texto enumerado da seguinte forma e contendo os seguintes conteúdos:

1- Identificação do interessado: nome completo, condição (aluno ou profissional de qual área), vinculação institucional, endereço de residência completo, telefones de contato (fixo e celular se tiver), e-mail de contato.

2- Breve apresentação de sua trajetória acadêmica e/ou profissional (no máximo 15 linhas)

3- Texto justificando o interesse em participar do curso identificando as possibilidades de contribuição do mesmo para a sua formação e/ou atuação profissional (no máximo 20 linhas) e se já participou do primeiro curso oferecido em 2012/2013.

4- Texto versando sobre a inserção do assistente social na área de educação (não ultrapasar 1 página e apoiado em 02 referências bibliográficas diferentes, constantes ao final do mesmo, seguindo as normas da ABNT)

Serão considerados selecionados os candidatos que cumprindo as exigências acima obtiverem nota igual ou superior a 8,0 (oito) na avaliação do material enviado, obedecendo aos critérios de preenchimento do número de vagas de acordo com o item seis (6). Caso haja mais aprovados que o quantitativo de vagas as mesmas serão preenchidas de acordo com a nota dos inscritos, sempre da maior para a menor nota.

Dias, horário e local: quinta-feira das 14h00min às 17h00min – Sala 8026 no Bloco E da Faculdade de Serviço Social da UERJ. 8º andar. Rua São Francisco Xavier 524. Campus Maracanã. Rio de Janeiro.

Cronograma e conteúdo do curso:

17/04/14 – Aula inaugural. Apresentação da proposta de investigação sobre a política de educação no Brasil e a inserção dos/as assistentes sociais.

08/05/14 – A educação como dimensão da vida social e como política pública.

29/05/14 – História da política de educação e a constituição do campo educacional.

Recesso da copa do mundo 12/06 a 11/07.

17/07/14 – Educação, Trabalho e hegemonia do capital financeiro e organização da política de educação no Brasil hoje: a LDB, o PDE e o PNE.

31/07/14 – Temas e tendências da política de educação: os paradigmas e as concepções de educação em disputa na sociedade. A socioeducação e a educação da classe trabalhadora.

14/08/14 – Temas e tendências da política de educação: a relação entre o público e o privado e as estratégias de expansão da educação no Brasil.

28/08/14 – Temas e tendências da política de educação: financiamento da educação.

18/09/14 – Temas e tendências da política de educação: processos de gestão e controle social. Federalismo e descentralização da política de educação

02/10/14 – A inserção de assistentes sociais no âmbito da educação superior.

16/10/14 – A inserção de assistentes sociais no âmbito da educação superior.

30/10/14 – A inserção de assistentes sociais no âmbito da educação profissional e tecnológica, no ensino médio e na EJA.

13/11/14 – A inserção de assistentes sociais no âmbito da educação profissional e tecnológica, no ensino médio e na EJA.

27/11/14 – A inserção de assistentes sociais no âmbito do ensino fundamental e da educação infantil, especial e educação popular.

04/12/14 – A inserção de assistentes sociais no âmbito do ensino fundamental e da educação infantil, especial e educação popular.

11/12/14 – Avaliação final do curso.

CH do curso: 60 horas.

Professor responsável pelo curso:

Ney Luiz Teixeira de Almeida – Doutor em Educação pela UFF e professor adjunto da

Faculdade de Serviço Social da UERJ.