Informe do Curso de Serviço Social de Niterói sobre o resultado do ENADE 2013

O Curso de Serviço Social vem a público problematizar o resultado do ENADE 2013, amplamente exposto pela mídia nesta sexta-feira, dia 19/12/2014. As matérias informam, dentre outros, que o Curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) apresentou conceito insuficiente no ENADE 2013. O MEC anunciou que congelará vagas de ingresso, até que os problemas existentes sejam sanados.

Cabe-nos esclarecer ao público que os estudantes de Serviço Social, organizados no Movimento Estudantil por meio de sua Executiva Nacional (ENESSO), há décadas posicionam-se contrários a provas de avaliação, indicando que as mesmas limitam-se ao rankeamento das Instituições de Ensino Superior e seus respectivos cursos, bem como não se relacionam com uma política de educação substantiva, isto é, que garanta uma expansão de qualidade do ensino superior público.

Os estudantes mantêm, pois, um claro posicionamento contrário ao Provão (exame realizado no governo Fernando Henrique Cardoso) e ENADE (realizado nos governos Lula e Dilma) e uma ação de boicote aos mesmos: comparecem ao exame, mas não o fazem. Resultado: baixo conceito no ENADE, que tem um peso importante na avaliação dos cursos de graduação.

Este é o caso do curso de Serviço Social da UFF/Niterói: os estudantes recusam-se politicamente a fazer o exame, resultando em conceitos insuficientes em 2007, 2010 e 2013. Desde então, recebemos, enquanto Coordenação de Curso, duas visitas de avaliação in loco de Comissão Avaliadora vinculada ao INEP/MEC.

Nas duas visitas, a Comissão avaliou satisfatoriamente o Projeto Pedagógico e o Corpo Docente (produção e qualificação/titulação), mas indicou três problemas crônicos, considerados insuficientes: 1) Laboratório de Informática (equipamentos ruins e em quantidade insuficiente); 2) Biblioteca (poucos títulos e exemplares); 3) Quantitativo de docentes insuficiente: somos 41 e deveríamos ter 67.

O corpo docente da ESS/UFF, representado por sua Coordenação de Curso, Departamento de Serviço Social e Direção, vem, há quase uma década, indicando ao gestor superior a necessidade de reduzirmos a relação professor-aluno, visto que a própria Comissão Avaliadora do INEP/MEC indica o excesso de discentes em relação ao quantitativo de docentes.
Contudo, apesar dos esforços, o gestor superior não nos autoriza a suspensão de vagas, pelo menos no turno vespertino. Lembramos que recebemos 220 (duzentos e vinte) alunos por ano. Para que a situação começasse a ser revertida seria necessário ou aumentar substancialmente o número de docentes (o que exigiria pelo menos 20 vagas de docentes) ou, em uma cena trágica para a afirmação da Educação Pública, limitar o acesso de novos alunos ao Curso.

Desde 1945, o Curso de Serviço Social é responsável pela formação de assistentes sociais e é reconhecido pela alta qualificação de seu corpo docente, bem como pelas atividades de relevância que desenvolve nos âmbitos do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, ainda que com todas as dificuldades arroladas.

Solicitamos a divulgação desta nota, para que informações veiculadas de forma descontextualizada não prejudiquem a imagem de nosso Curso. Apesar de todos os problemas apontados, a Comissão do INEP/MEC indicou o conceito 4 (numa escala de 1 a 5) e reforçou a necessidade de alocação de mais docentes para o Curso.

Núcleo Docente Estruturante/Curso de Serviço Social de Niterói
Profas. Dras. Ana Paula Mauriel, Adriana Ramos, Andréa Vale, Francine Helfreich, Larissa Dahmer Pereira, Marcela Soares
Coordenação do Curso de Serviço Social de Niterói
Profa. Dra. Larissa Dahmer Pereira
Niterói, 19 de dezembro de 2014