A reunião do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) para discutir a adesão da instituição à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi cancelada na manhã da segunda-feira (16/12). Uma mobilização com mais de 400 pessoas impediu a efetivação da pauta da reunião extraordinária do Consuni, convocada pelo reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca.

Docentes, estudantes e técnico-administrativos da Unirio e das Universidades Federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fluminense (UFF) ocuparam o auditório do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), local em que deveria ocorrer a reunião. “O Consuni não conseguiu discutir a pauta. Os manifestantes das várias entidades ocuparam as mesas e cadeiras antes de o reitor conseguir o quórum. Também retiraram os microfones. Por mais de uma hora permaneceram no local e, com palavras de ordem, não deixaram o reitor falar. Resistiram até que Jutuca garantisse que não puxaria outro Consuni até março e suspendesse a reunião”, relata Elizabeth Barbosa, 2ª vice-presidente da Regional Rio de Janeiro, que também esteve no protesto.

Comunidade acadêmica da UFPA permanece mobilizada contra a adesão à Ebserh

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pará (UFPA) permanece mobilizada contra a adesão da instituição à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Em protesto contra a arbitrariedade na votação sobre assinatura de contrato com a Empresa, o prédio da reitoria foi fechado. Os estudantes ocuparam o hall da reitoria, e há uma assembleia prevista para deliberar os encaminhamentos.

Na manhã de terça-feira (17/12), a comunidade acadêmica conseguiu barrar a privatização dos hospitais universitários João de Barros Barreto e Bettina Ferro de Souza. Docentes, técnicos administrativos e estudantes inviabilizaram a reunião do Conselho Superior Universitário (Consun) que votaria a cessão dos hospitais à Ebserh. Os três segmentos reivindicam mais debates sobre a questão nas unidades acadêmicas da UFPA e que a população também seja ouvida.

Em manifestação contra a postura da Administração Superior da universidade, que não atende à comunidade acadêmica e se recusa a promover novos debates sobre a adesão à Ebserh, os estudantes fecharam, com correntes e cadeados, os portões do prédio da reitoria, local onde seria realizada a reunião do Consun, e a comunidade acadêmica ocupou o hall do prédio. A reitoria e a Administração Superior da universidade tentaram transferir o local da reunião por duas vezes, mas não conseguiram instalar a sessão, após protestos feitos pela comunidade acadêmica.

Fonte: ANDES-SN