O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) lançou recentemente projeto para reunir depoimentos de assistentes sociais que sofreram violações de direitos no período de 1964 a 1988. Cada um dos mais de 25 conselhos regionais espalhados pelo país já estão coletando material. Na edição 72  de sua revista Praxis, que começa a ser distribuída para a categoria, o Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro mostra o depoimento de duas assistentes sociais que tem tudo a ver com história do Serviço Social brasileiro: Marilea Porfírio e Marilda Iamamoto. Num dos trechos publicados Iamamoto comenta a dificuldade em mexer com memória tão dolorida: “Quando você fala, revive, porque o inconsciente não tem tempo. Por isso, eu admiro muito companheiras que assumiram esta batalha muito mais cedo. Eu briguei contra esse silêncio pela militância”, explica  Iamamoto.

Clique aqui para ver a edição 72 do Praxis.