Dia 31/08 5a feira 18h Local- Auditório do Cress- Rua México, 41/12 andar. Centro. Ref: Metrô Cinelândia

O Rio de Janeiro vive hoje uma situação dramática que é reflexo da conjuntura do país. Neste contexto de crise, as ações do Estado tem se direcionado cada vez mais para repressão violenta da população pobre. Ações estas que afetam especificamente o cotidiano das favelas, onde as incursões policiais militarizadas e presença do Exército, como na favela do Jacarezinho, violam uma série de direitos. E utilizam para isso, a justificativa falaciosa de “guerra às drogas”, de seletividade penal que só corrobora em mais violência e extermínio.
Somente este ano 100 policiais foram assassinados e quase 600 pessoas foram mortas entre janeiro e junho pelas policias do Estado sob o famigerado “auto de resistência”. Diante desse cenário de barbárie, que não é novo, mas apresenta novos traços como pensar o exercício profissional de assistentes sociais no atendimento a essa população? Como contribuir no acesso às politicas públicas para quem não tem direito de ir e vir? Qual o impacto da violência na vida desses sujeitos? Quais os mecanismos de denúncia que podemos utilizar? Como fazer a defesa intransigente dos direitos humanos num contexto tão temerário?
Pensando nisso, a Comissão de Direitos Humanos do CRESS convida a todos/as para fazer esse debate em nossa roda de conversa:

VIOLENCIA DE ESTADO E MILITARIZAÇÃO DA VIDA ELIZABETH OLIVEIRA Assistente Social da SMAS Conselho Estadual de Segurança Pública RUMBA GABRIEL Movimento Popular de Favelas Morador do Jacarezinho DANIEL LOZOYA Núcleo dos Direitos Humanos Defensoria Pública