Roda de conversa
Intervenção Militar: o que o serviço social tem a ver com isso?
Dia 02/03, às 18h. Auditório CRESS, Rua México, 41, 12º andar

Inscrições: http://www.eventoscressrj.org.br/Eventos/PaginaEvento/40

Serão emitidos certificados

O Estado do Rio de Janeiro é hoje o cenário de uma intervenção federal no âmbito da segurança pública. Aparentemente, sem nenhum planejamento prévio, o presidente Michel Temer anunciou na sexta-feira após o carnaval o decreto 9288, que determinou que as forças armadas viessem assumir o controle da segurança pública em nosso Estado.

O Rio de Janeiro é hoje um dos Estados com o maior índice de violência do Brasil. Vive uma grave crise econômica, que foi agravada por sucessivos governos. Seus membros desviaram bilhões em recursos públicos, colaborando decisivamente com o agravamento da questão social e com o aumento da criminalidade. Contudo, será uma intervenção militar a solução para a omissão de anos e anos do governo nas áreas da segurança, da educação, saúde e assistência?

Após o período da redemocratização, as forças armadas já foram utilizadas para o patrulhamento e combate ao crime algumas vezes no Rio, sempre utilizando-se a lógica do enfrentamento e da criminalização da pobreza. Como consequência, tivemos inúmeras violações de direitos, e as desigualdades sociais não diminuíram ou se aprofundaram. Viver essa barbárie quotidiana, certamente traz diversas implicações para o exercício profissional dos assistentes sociais e a garantia dos direitos humanos para a população. Venha debater com a gente esse cenário. A Comissão de Direitos Humanos do CRESS convida a todos/as para a nossa roda de conversa