A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde vão selecionar alunos para o Curso de Aperfeiçoamento de Impactos da Violência na Saúde.  As aulas serão ministradas totalmente na modalidade à distância, on-line. Com atividades distribuídas em três Unidades de Aprendizagem,  a carga horária total de 240 horas será distribuída em 10 (dez) meses.  As inscrições terminam no dia 15 de agosto. São oferecidas 540 vagas.

O Curso tem como finalidade propiciar o desenvolvimento de competências conceituais, comunicativas, interpessoais, técnicas e políticas dos participantes em relação ao impacto da violência sobre a saúde.  O objetivo é que a capacitação sirva como auxílio na atitude e/ou postura frente às pessoas que vivenciam situações de violência, fomentando ainda o crescimento do poder de reflexão sobre as melhores medidas de vigilância, prevenção, atendimento das vítimas e gerenciamento de ações.

O Aperfeiçoamento é destinado a gestores e profissionais da saúde de nível superior que compõem a Rede Nacional de Prevenção de Violência e Promoção da Saúde (Núcleos de Prevenção das Violências e Promoção da Saúde);  profissionais que trabalham com promoção da saúde e cultura de paz, prevenção e vigilância das Doenças e Agravos NãoTransmissíveis (DANTs)/causas externas e/ou na notificação de violência doméstica, sexual e/ou outras violências; de áreas afins ao tema acidentes e violências; e àqueles que atuam em Políticas e Programas que tem como foco população em situação de vulnerabilidade social (crianças, adolescentes, mulher, idoso, LGBT, indígenas, quilombolas, negros e outros segmentos).

 O processo seletivo será realizado por uma Comissão de Seleção formada pela Coordenação do Curso/Professores do EAD/ENSP/Fiocruz e técnicos da Secretaria de Vigilância em Saúde. O processo consistirá em duas etapas: verificação da documentação exigida e análise e avaliação do currículo e do memorial.  A lista de candidatos selecionados será publicada no site www.ead.fiocruz.br.  A inscrição e o curso são gratuitos.